quarta-feira, agosto 31, 2005

Infraero promove oficinas: atendimento a pessoas com deficiência em aeroportos

RECIFE/PE - O aeroporto internacional dos Guararapes, Gilberto Freyre, foi escolhido para sediar a primeira oficina no país sobre atendimento à pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a exemplo de idosos, obesos, gestantes ou mães com crianças de colo.
O evento, promovido pelo Comitê de Saúde e Segurança do Trabalho da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) em parceria com a Secretaria Especial de Defesa dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), inclui o treinamento de 400 pessoas, em oito turmas, por dois dias. Além dos funcionários da Infraero, participam da capacitação os de empresas aéreas, concessionários comerciais e representantes de instituições públicas que atuam no aeroporto.
De acordo com a assessora técnica da SEDH, Gabriela Costa, coordenadora da oficina, os participantes são instruídos como tratar de maneira humanizada as pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, facilitando o acesso aos terminais de passageiros e priorizando o atendimento. Ela destacou que a iniciativa se faz em atendimento a lei 7.853/89 e ao decreto 3.298/99, que tratam da política nacional de integração da pessoa portadora de deficiência. A meta é levar o treinamento a funcionários de aeroportos de mais 12 capitais até o final do ano. A próxima cidade beneficiada será Belo Horizonte.

Fontes:
Agência Brasil, 10/05/2005 – Site Sentidos – www.sentidos.com.br
Boletim AME www.ame-sp.org.br